Aplicativos para caminhada: Os mais usados em 2022!

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a pandemia, as atividades físicas se tornaram rotina de muita gente. E a caminhada tem sido uma das atividades mais comuns. Seja para emagrecer ou relaxar. Por isso, vale a pena saber quais os aplicativos para caminhada mais usados.

Aliás, a caminhada tem a vantagem de que não necessita de investimentos altos. Nem de equipamentos caros.

Mas, para além do custo benefício, ela tem outros benefícios ligados à saúde. Por exemplo, o monitoramento do exercício de forma regular. E isso pode acontecer através de aplicativos. Eles podem ser instalados de graça no celular.

Com o intuito de entender os benefícios da caminhada, veja os melhores aplicativos para caminhada.

O que é a caminhada?

Antes de falarmos dos aplicativos, vamos entender o que é a caminhada. Ela é vista como uma atividade aeróbica. Ou seja, é quando o consumo de gordura se dá por meio da respiração celular. Logo, a caminhada é uma ótima atividade física para qualquer idade e qualquer objetivo.

Mas, especialmente para o emagrecimento. De todo modo, é indicada ainda para o condicionamento físico. Isso porque a caminhada ajuda no fortalecimento do sistema cardiovascular, aliviando o estresse e a ansiedade. E também auxilia no fortalecimento da musculatura, bem como para reduzir o líquido acumulado no corpo.

Mas, para que essa atividade física realmente faça efeito, é necessário ter regularidade.

Por que monitorar os exercícios?

A quem diga que para criar um hábito são necessários 21 dias de prática. Assim, fica fácil entender porque muita gente desiste no meio do caminho. Ainda mais quando o assunto é a alimentação correta e prática de exercícios.

Saiba que para maiores resultados é necessário construir um sistema que te auxilie a manter o foco. E, ao mesmo tempo, contabilizar os pontos positivos da sua caminhada. Nesse contexto, o monitoramento do exercício é uma ótima forma de motivar esse novo estilo de vida.

Sendo assim, saber o progresso é uma ótima forma de se motivar e não se sabotar. Isso evita que sistemas de recompensa que envolvam comida, por exemplo, podem ser mais fáceis de burlar.

Mas, como fazer isso? Por meio das métricas disponibilizadas pelos aplicativos de caminhada você poderá traçar novos objetivos. Inclusive, que serão sua motivação, já que te desafiaram cada vez mais a atingir uma nova marca. Esses aplicativos para emagrecer também oferecem opções de monitoramento.

Os 4 melhores aplicativos para caminhada

4 melhores aplicativos para caminhada

Agora que você sabe como construir um sistema de motivação, conheça os principais aplicativos para caminhada.

1 – Runtastic

Sendo um dos mais populares do mercado, o Runtastic é uma ótima opção. Inclusive, para aqueles que não são muito amigos das tecnologias, mas querem aderir ao monitoramento da caminhada.

O funcionamento dele é bem simples. Com o GPS integrado ao celular, ele cria um mapa. Esse mapa indica o percurso que foi feito. Além disso, indica o histórico de atividade física, assim como a quilometragem realizada e o tempo gasto.

Caso você queira monitorar outros atributos da sua performance, há outra ideia. Os relógios inteligentes e seus respectivos aplicativos se encaixam melhor nesse perfil.

2 – Google Fit

google fit para caminhada

O Google Fit é um dos aplicativos mais completos dessa lista. Isso porque conta com várias configurações de monitoramento da caminhada.

Essa característica se deve ao fato do aplicativo se integrar a smartwatches que usam do sistema Android. E também ao fato de monitorar outros atributos durante a atividade. Entre eles, os batimentos cardíacos, a oxigenação e a pressão.

Mas, para quem não conta com um relógio tecnológico desses, o aplicativo faz o serviço básico. Por exemplo, o de contabilizar o tempo, o percurso e a frequência das atividades. Além disso, permite programar rotinas de treinos. E apresenta um relatório completo das caminhadas.

3 – Nike Run Club

O aplicativo de caminhada da Nike é um dos melhores desse ano. Ele foi criado pelas mesma fabricante de tênis esportivos. Mas, não conta com muitas inovações nas funcionalidades. Ou seja, assim como os demais aplicativos, ele mede a distância, o tempo e a frequência.

Entretanto, também medir a velocidade da corrida ou caminhada. Assim como como as calorias gastas na atividade. Por isso, é um app esportivo tão interessante.

Por outro lado, o grande trunfo do app é o clube de corrida. Essa é uma área exclusiva do aplicativo que conta com treinamentos e dicas esportivas. O foco é que o usuário participe de outras modalidades também.

No entanto, é válido destacar que para ter acesso a essas funcionalidades do clube é necessário pagar.

4 – Strava

Strava aplicativo para caminhada

O Strava é um dos aplicativos de caminhada mais conhecidos do mercado. Inclusive, além dessa atividade ele também monitora as corridas e as pedaladas.

Outra inovação do app são os atributos monitorados. Logo, o Strava conta com o cálculo do índice de massa corporal.

Além disso, ele tem com uma rede social interna. Nela é possível adicionar amigos que também utilizam o app. A partir disso, é possível listar os usuários por meio de seus monitoramentos e objetivos.

Conclusão

Criar um hábito de atividade física não é uma tarefa difícil. Mas, quando se tem um sistema de monitoramento, a prática se torna mais acessível. Assim, os seus objetivos fazem mais sentido.

Ainda mais quando estiver associado a motivação e manutenção do foco. Aliás, é isso que vai tornar os exercícios parte da sua rotina.

Por isso, esses programas têm dominado o cenário. Ao monitorar os resultados físicos é possível ter melhores resultados. Ao mesmo tempo, se motivar. Por fim, ele cria relatórios. E eles servem para o estímulo da atividade.

Sobre Marcos Roberto

Tudo sobre o mundo da tecnologia, games, filmes e tudo que nos fascina nesse mundão do ambiente digital! Muito conteúdo bacana para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.