Tempo de leitura: 5 minutos
Os aplicativos são ferramentas que existem para facilitar a vida de milhares de pessoas. Por isso, eles têm como objetivo atender uma necessidade de forma prática e cômoda.
Existem aplicativos para tudo, como aqueles que ensinam como cozinhar. Ou para quem quer emagrecer, praticar exercícios, estudar, controlar finanças. Sem falar aqueles das redes sociais, bebidas, higiene pessoal, entre outros.
Mas, o que é preciso para criar um aplicativo? Descobrir a solução para um problema. Então, o próximo passo é desenvolver algo que traga satisfação para o cliente.
O exemplo
Aliás, um exemplo comum são os aplicativos para as mulheres que gostam de fazer atividades físicas. No entanto, elas não podem frequentar uma academia.
A solução vem de apps de atividades físicas em casa. Eles explicam sobre os exercícios. Além de falarem dos gastos calóricos e pensando nas melhores atividades. Tudo de acordo com os objetivos das pessoas.
Aliás, trabalhar como desenvolvedor de aplicativos é uma ideia para ganhar dinheiro. Além de conseguir um lugar de destaque no mercado tecnológico.
Então, quer aprender como se tornar um profissional nessa área? Continue lendo o texto para saber mais.
Ser um desenvolvedor de aplicativos – O preparo
O desenvolvedor de apps é um dos profissionais mais valorizados na atualidade. Afinal, ele é capaz de criar soluções para o dia a dia das pessoas.
Embora não seja uma profissão fácil, se você se especializar pode dar certo. Se você está nesse caminho, tenha a certeza que o futuro é promissor.
É importante lembrar que atualmente no Brasil 9 em cada 10 brasileiros possui pelo menos um smartphone. Logo, isso torna o mercado de aplicativos bastante favorável.
Por exemplo, ele é mais usado do que o computador ou tablet. Logo, os usuários preferem o celular para navegar na internet. Assim como para ter acesso às redes sociais ou outros programas.
Mas, para começar a trabalhar como desenvolvimento de aplicativos você precisa estudar. É com esse estudo que vai aprender a usar de forma correta as linguagens de programação.
Além disso, é preciso descobrir necessidades que podem ser atendidas com aplicativos. Outra coisa é sobre analisar as que já existem e desenvolver soluções para elas.
Em seguida, será preciso traçar o planejamento e o desenvolvimento do app. Além de implantar as ferramentas e recursos necessários e então configurá-lo para iniciar os testes.
Ser um desenvolvedor de aplicativos – O estudo
O estudo para ser um desenvolvedor de aplicativos envolve pontos importantes. Veja!
Lógica de programação
Tem a ver com as sequências lógicas bem estruturadas da programação. Aliás, elas são comumente chamadas de algoritmos.
Paradigmas de programação
Aqui, você vai aprender como resolver um problema quando se está desenvolvendo um aplicativo.
Lógica orientada a objetos
É uma metodologia que permite ao desenvolvedor de Apps programar com mais liberdade. E tem a escrita de códigos menores e mais limpos
Paradigma funcional
Baseado no conceito matemático, a ideia é usar essas funções para resolver problemas.
Linguagem de programação
Nesse passo, o desenvolvedor escolhe a linguagem de programação que vai usar em seus aplicativos. Logo, elas podem ser móveis nativas, híbridas ou cross-platform.
Aliás, considere que cada uma delas é específica para um tipo de sistema operacional. Por isso, a escolha vai depender de qual sistema você escolherá para trabalhar.
IDE’S
Nessa etapa você vai aprender a otimizar os processos ao desenvolver um aplicativo.
Cada plataforma tem uma IDE adequada. Sendo assim, você precisa adequar o aplicativo à plataforma que ele vai funcionar melhor.
Onde estudar para ser um desenvolvedor?
Você pode aprender esses passos principais estudando em casa. Mas, também pode realizar cursos profissionalizantes, técnicos ou superior. Ou seja, há vários caminhos para se tornar um profissional devidamente habilitado.
Inclusive, há vantagens de se estudar em casa. Por exemplo, estudar no seu ritmo, onde e quando achar melhor.
Mas, é preciso também ter muito foco. Por exemplo, na parte dos estudos. Por exemplo, eu tenho um fone edifier w820bt. Então, toda vez que vou estudar eu coloco ele e esqueço do mundo lá fora. Dessa forma, posso focar totalmente nos meus estudo.
Ser um desenvolvedor de aplicativos – O resultado
Você pode ganhar um bom dinheiro com desenvolvedor de aplicativo. Inclusive, a média salarial é em torno de R$ 3500,00. As informações são do Vagas.com.br.
No entanto, você pode multiplicar esse valor se investir na venda de propagandas. Elas podem ser veiculadas no aplicativo que você criou.
Além disso, se o seu aplicativo for muito bem construído ele pode ser muito valorizado também. Assim, você pode pensar na possibilidade de comercializá-lo.
Aliás, o profissional que desenvolve aplicativos será cada vez mais necessário. Por isso, se você deseja trabalhar nessa área, comece agora a estudar.
Conclusão
Os passos apresentados no texto é para você se tornar um profissional na área de desenvolvimento de aplicativos. Logo, representam apenas o começo de uma vida de dedicação aos estudos.
Então, é importante ter em mente que a tecnologia não para de avançar a cada dia. Assim, quem deseja trabalhar nessa área precisa de manter atualizado.
O desenvolvedor que quer se destacar no mercado precisa ter bom raciocínio lógico. Além da boa capacidade analítica e se comunicar bem.
Além disso, ser proativo, ter boa capacidade de organização, atender prazos são pontos importantes. No entanto, a capacidade de resolver problemas de forma eficaz é um diferencial. Além de que fazer várias tarefas ao mesmo tempo é comum de acontecer.
Assim, você já sabe o que precisa fazer para ser um profissional desenvolvedor de aplicativos. Logo, não perca tempo: comece a estudar para conquistar o seu lugar no mercado.
Então, o que achou do texto? Pensa seguir na carreira de desenvolvimento de Apps? Conta uma pouco sobre o que você almeja para sua carreira.