Aplicativos para escrever textos no celular: Qual é o melhor?

Tempo de leitura: 6 minutos

Listamos algumas opções para te ajudar a escolher os melhores aplicativos para escrever textos no celular.

Atualmente é possível fazer tudo pelo celular, graças ao aparelho atingimos um nível alto de praticidade e por isso todas as funções podem ser realizadas pelo aparelho móvel, inclusive a escrita. Hoje vamos mostrar alguns aplicativos para escrever texto no celular que podem poupar seu tempo.

Os aplicativos para escrever texto podem ser usados para a produção de livros, notas e materiais longos, disponíveis no sistema Android e iPhone (iOS).

Confira a Lista:

Word

Celular nas mãos

Provavelmente esse é o aplicativo para escrever textos no celular mais conhecido, tanto no PC como nos aparelhos celulares, é também um dos mais simples de se usar. Tanto no Android, como no iPhone (iOS) tem as mesmas funções do software, sendo possível mudar fonte, adicionar títulos, subtítulos e formar estilos. Os botões de negrito, itálico, sublinhado e realce, permitem que parte do texto seja destacado.

Fotos, tabelas e figuras geométricas também podem ser utilizadas. Na hora da revisão, recurso de “Ler em Voz Alta” é essencial, já que realiza a leitura do texto e ajuda a mostrar alguns erros de concordância, ou digitação.

Google Docs

A opção de usar o Google Docs vem ganhando muito espaço, nele é possível compartilhar os documentos com amigos, colegas de trabalho e no meio acadêmico. Além disso, permite a interação entre os contatos permitidos, várias pessoas podem trabalhar juntas na construção do texto. O aplicativo funciona para ambos sistemas, Android e iPhone (iOS) e também conta com as ferramentas de edição padrão, como: estilo da fonte, tamanho, cor, adicionar destaques em negrito, sublinhado e itálico, definir o espaçamento entre as linhas, parágrafos, tópicos e estrutura do texto: à direita, à esquerda, centralizado ou justificado.

A verificação ortográfica é instantânea, com sugestão de palavras para corrigir os erros e por fim tem a opção de manter o arquivo disponível off-line, dessa forma você continua escrevendo mesmo sem acesso à Internet.

Evernote

O Evernote só pode ser usado em conjunto com a conta do Google, também disponível para Android e iPhone (iOS). É muito indicado para a criação de check list, ajudando a organizar todos os afazeres do dia ou da semana. Mas também é um bom aplicativo para escrever texto longo.

Um grande diferencial é a possibilidade de salvar artigos, pesquisas e fotos da web. Para realizar esse procedimento, basta compartilhar a página e, em seguida, tocar sobre “Adicionar ao Evernote”. De fato, é uma configuração muito usada, pois organiza materiais dentro do próprio aplicativo.

Os arquivos podem ser editados com etiquetas e informações de localização. Além disso, a plataforma conta com modelos que podem te orientar na sua escrita, alguns tipos são: planejador para vendas, modelos de projetos acadêmicos, de planejamento estratégico e etc. As funções de edição comum também estão presentes.

Novelist

Mexendo no celular

Como o nome já denuncia, o Novelist é ideal para escrever materiais grandes, como por exemplo livros, porém o aplicativo só está disponível para o sistema Android. São diversos recursos a disposição do usuário, como a inclusão rápida de novos parágrafos, é perfeito para os momentos de inspiração que não podem escapar.

Dentro do app é possível criar metas, prazos e cronogramas específicos. O editor de texto é bem completo, permite a entrada de comentários e até mesmo que você separe sua história em cenas diferentes.

JotterPad

Homem com celular na mão

O JotterPad funciona no Android e iPhone (iOS), chama a atenção por conta da interface mais fluida, sem tantas opções, que para algumas pessoas podem confundir.

A formatação do texto no aplicativo é feita de uma forma diferente.

Para editar um trecho do texto e colocá-lo em negrito, é necessário adicionar dois pares de asteriscos no início e no final da sentença. Assim como é realizado no WhatsApp.

Na parte de adição de parágrafos e sinais de travessão, é preciso selecionar um menu específico. Mas as configurações podem ser acessadas com facilidade, é possível mudar o tema para escuro e pesquisar por trechos dentro do texto.

Google Keep

Parecido com um bloco de notas, o Google Keep também é uma boa opção para escrever textos. Pode ser encontrado para Android e iPhone (iOS), tem uma boa organização, permitindo que o usuário tenha a opção de fazer listas curtas ou textos longos.

Por ser uma ferramenta do Google também possibilita o compartilhamento dos materiais produzidos, porém todo colaborador pode editar o texto.

No aplicativo tem opção de escolher marcadores, adicionar trechos de áudio, fotos e fixar as notas mais importantes no topo. Mas não conta com funções de destaque, como por exemplo: negrito e itálico.

Monospace

Uma opção simples e até mesmo com um toque de minimalismo. Seu diferencial é que permite a inversão das cores de fundo e da fonte usada. Sendo assim, você pode ter um fundo mais escuro e com os caracteres claros,

Não possui muitas ferramentas de edição ou formatação, é um app mais indicado para quem só quer escrever sem distrações.

Writer Plus

Aplicativos para escrever texto no celular

O Writer Plus aplicativo de escrita bem simples segue a linha do Monospace. Ou seja, não tem muitas opções de interface e grandes detalhes. Mesmo assim ele tem configurações extras para a formatação do seu texto. Além disso, o aplicativo também funciona no modo noturno.

Black Note

Ideal para anotações rápidas e precisas. Como o nome já diz o Black Note funciona muito bem para as pequenas listas, é extremamente simples e não possui tem muitos recursos avançados, oferece o básico sem complicações.

Cumpre muito bem a função de bloco de notas com tema escuro. Porém, é possível organizar o seu dia por lá, criando tarefas e caixas de marcação para “riscar” tudo que já foi feito e você também pode configurar uma senha de acesso.

Conclusão

São muitas opções de aplicativo para escrever texto no celular. Para baixar a melhor delas é sempre importante pesquisar e entender as suas necessidades, como por exemplo: qual o tipo de trabalho que vai realizar? Quais são as ferramentas indispensáveis? Qual delas vai otimizar o seu tempo da maneira correta? E por fim qual você vai se adaptar melhor. O processo de escrita requer muita dedicação e tempo.

Sobre Marcos Roberto

Tudo sobre o mundo da tecnologia, games, filmes e tudo que nos fascina nesse mundão do ambiente digital! Muito conteúdo bacana para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.